top of page

Base para Setups

User - equipetudoavracing@gmail.com

senha - tavr

Para pilotar um carro de corrida:

Um carro rápido - acertado para melhor desempenho/estabilidade/constância.
Conhecer o circuito - treino de pista.
Correr o mais próximo possível do limite – Constância sem arriscar acidentes que o levariam a perder mais tempo lembrando que cada um tem o seu limite, você, colegas, carro e pista.


Acertar o carro.
Para andar rápido com segurança temos que ter um carro bem acertado e um acerto correto começa pela aderência em pista.


Temos 2 tipos de aderência mecânica e aerodinâmica.


Um bom carro não pode ser imprevisível, tem que ter um comportamento onde mesmo com pequena margem de tempo, ele te “avise” do que vai acontecer.
Onde temos que ter mais atenção para fazer um bom setup e no trecho sinuoso da pista pois na reta e muito mais fácil andar, é so motor e cambio, nada muito complicado de acertar.
Nas mudanças em seu setup altere apenas um item por vez para entender oque, como,  quando e quanto essa mudança vai alterar o comportamento final do carro.

Inicialmente existe uma ordem para se começar a fazer um setup, e necessário antes de começar a fazer um setup lembrando que teremos 2 tipos de setups um rápido e um constante, pois teremos qualificação e corrida.


•Ajustar grosseiramente o cambio para a pista,(visto que após acerto mais fino talvez seja necessário o ajuste fino).
•Buscar aderência mecânica (melhor ajuste de suspensão).
•Ajustar a aerodinâmica do carro (apenas com a suspensão muito próxima do ideal começamos a mexer na aerodinâmica, para afinar as entradas e saídas de curva).
•E por ultimo determinar a vida útil do motor (visto q na maioria das vezes temos 2 setups distintos qualy/race).



Ajustando o cambio:



Veja a curva mais lenta e faça a curva mais próximo possível da faixa de troca de marcha com um RPM alto, regule também as marchas seguintes para determinadas curvas visando entrar com RPM que te facilite tangenciar e ter torque para a saída, e na reta mais longa ajuste para que a ultima fique muito próxima de seu limite (lembrando que este só será um acerto grosseiro, a afinação será após conseguirmos andar perto dos limites de aderência da pista).


Buscar aderência mecânica:



Consiste em buscar um trabalho em conjunto de suspensão e pneus para termos uma aderência máxima possível principalmente na parte sinuosa da pista pois na reta todos andam muito próximos, o que fará você ter bons tempos será ser rápido nas curvas tangenciando e tendo aderência suficiente nelas. Explicaremos mais ajustes a frente no momento se atenha a alguma termologias utilizadas para definir reações do carro.



Entenda os Pneus:



A pressão maior causa uma demora no aquecimento menor deformação lateral e portanto menor aderência, já a pressão menor, tem maior deformação lateral, aquecimento mais rápido e maior aderência.



Camber:

(Cambagem)



Esta relacionado a área de contato do pneu com o chão quanto sua angulação lateral.no Rfactor vemos como Inclinação parte de suspensão






                                                                                   

 

Lembrando também q isso será um diferencial nas curvas, portanto a analise de sua inclinação é importante.
Quando estiver em curva o pneu externo dianteiro terá que ter o melhor contato possível.
Na media da volta as áreas dos pneus terão que estar com temperatura equilibradas, se não ocorre,r a correção deve seguir as seguintes hipóteses.
Temperatura alta na extremidade interna reduzir ângulo negativo ou aumentar ângulo positivo.
Temperatura alta na extremidade externa aumentar ângulo negativo ou reduzir ângulo positivo.
Temperatura alta nas 2 extremidades aumentar pressão.
Temperatura alta na área central baixar pressão.


Caster:



Seria a inclinação posterior das rodas dianteiras em relação ao centro da suspensão aumentando o entre-eixos, um caster maior tende a lhe dar uma direção mais lenta porem mais precisa e menos arisca.No Ractor tambem podemos acha-lo sob o nome de difusor na guia avançado
































Oversteer - consiste em sair de traseira  girar no próprio eixo horizontal para os lados, as rodas traseiras tendem a querer “passar” as dianteiras. Raio de curva menor, manobra utilizada nos driftings.


Understeer - consiste em sair de frente, o carro não segue a linha aplicada ao volante “passa reto” tende a fazer as curvas com um raio maior.



Barras Estabilizadoras:



São as responsáveis pela rigidez paralela da suspensão quanto mais dura ela esta menor o balanço entre as rodas e maior possibilidade de falha na aderência do carro, tem relação direta com as oscilações de pista e tangencias de curva.



II---(DURA)---II - Variação menor contato com o chao prejudicado maior velocidade porem mais arisco.

II---(MOLE)---II - Variação maior contato com o chão mais preciso menor velocidade porem maior controle.



Um circuito veloz requer uma suspensão mais dura e baixa visando o aproveitamento do efeito-solo:

 

O baixo curso da suspensão requer molas mais duras para evitar a batida de fim de curso, e com molas mais duras a transferência de peso também é menor, a dissipação dessa energia vai ser lateral, portanto a saída de frente ou traseira é mais visível.
A resposta geral do carro com relação às manobras é mais arisco e teoricamente o desgaste de pneus é maior.

 

Para circuitos mais travados, o uso de uma suspensão mais alta e mole favorece a transferência lateral de peso, que se dará na parte externa do carro na posição vertical, e nesse caso o carro tem mais aderência, menor velocidade, e maior tempo de resposta.



Molas:



Elemento responsável por absorver a energia vertical aplicada nas oscilações de terreno, aceleração e desaceleração. Sua performance esta diretamente relacionada a sua força de resposta.

Molas mais duras - menor variação da altura total/media do carro, carro mais arisco e menos propicio a curvas de alta, pois diminuirá o deslocamento de carga do peso do carro, mas terá maior velocidade em trechos de reta. (associados a outros ajustes) 

Molas mais moles - maior variação da altura total/media do carro, carro mais previsível e de maior precisão em curvas de alta, pois aumentara o deslocamento de carga do peso do carro, terá menor velocidade em trechos de reta. (associados a outros ajustes)



Amortecedores:



Refere-se as batidas e rebotes da suspensão, controla a velocidade de avanço e retorno da suspensão deixando o carro mais arisco ou mais previsível.

 

Batida Rápida - resposta de descida as oscilações de pista mais agressivas, como costelas e zebras
Rebote Rápido - resposta de subida as oscilações de pista mais agressivas, como costelas e zebras

Batida Lenta - resposta de descida as oscilações de pista menos agressivas, como curvas de ovais
Rebote Lento - resposta de subida as oscilações de pista menos agressivas, como curvas de ovais



 

Acertar aerodinâmica:



O ajuste aerodinâmico tem como resultado a melhoria do contato com o chão (Descoberto pelo Piloto/engenheiro Colin Chapman na década de 1970) chamado efeito solo.
A Ideia é tornar a pressão no carro de cima para baixo aumentando os apêndices aerodinâmicos e diminuindo a pressão do ar em baixo do carro criando algo parecido com uma asa de avião, apenas com funcionamento opostamente.
Quanto menor a pressão e maior fluidez do ar por baixo do carro, menos apêndices aerodinâmicos precisaremos, pois teremos equilíbrio desses 2 em menores valores oque resultaria num carro mais rápido.
A altura do carro cria esse ambiente e a variação ou diferença de altura entre a dianteira e traseira aumenta exponencialmente esse efeito.
O aerofólio dianteiro ou asa como chamamos, apenas auxilia na tomada de curva, não influenciando na velocidade final do carro.
A asa traseira tem a função de colar o carro no chão em velocidades mais altas em retas e curvas de alta velocidade, e influencia na velocidade final do carro, quanto maior a pressão aerodinâmica menor a velocidade no final do trecho.

 

Diferenciais para qualificação:

(com exceção para parque fechado)



Carro mais rápido possível para 2 ou 3 voltas
Combustível minimo necessário
Menos arrasto aerodinâmico
Pneus mais macios,
Maior pressão pneumática
Menor área de contato com o solo em retas
RPM e Motor no limite máximo.
Pouca atenção a durabilidade

 

Dicas especificas Nascar e Indy:



 

Qualy

Em Setup

Rodas internas com cambagem que tenham maior  velocidade possível pneus com maior pressão.
Rodas externas Ajustes fino de cambagem para as curvas pressão exata para medição de temperatura e desgaste em aproximadamente 30 a 70% do stint.



Em race

A atenção é um dos quesitos mais requeridos numa corrida em oval, imagine uma pista de 17 ou 18 segundos com 25 carros....em pista seria um carro a cada .7 ou .8  segundos, portanto, principalmente em YF:

No acionamento da YF tenha atenção aos colegas em pista, tenha em mente que os colegas atras de você terão de frear e que você também o fará, a ordem natural e segura na (entrada no SC na pista) é a seguinte os do final irem diminuindo a velocidade ate todos chegarem numa velocidade compatível com a situações carros fora da pista poderam ser ultrapassados com cuidado, pois em alguns casos os pilotos tentar recolocar o carro na pista de maneira nao perder muitas posições

 

Coloque aqui a sua marca...

bottom of page